IV Fórum Estadual de Gestão de Documentos
Horários da Programação
Manhã
- 08h00
- Credenciamento
- 09h00 - 09h30
- Abertura com autoridades
- 09h30 - 10h00
- Lançamento do Atom do Arquivo Público Mineiro
-
Speakers:
Ygor Souza
- 10h00 - 10h30
- Painel: Diagnóstico Arquivístico e Estratégias para a Gestão Documental
-
Speakers:
Denis Soares da Silva
- 10h30 - 11h00
- Painel: Modelo de Governança das Soluções do Processo Eletrônico Nacional
-
Speakers:
Pedro Moreira
- 11h00 - 11h30
- Lançamento Oficial do Login GOV.BR no SEI
-
Speakers:
Pedro Moreira, Rodrigo Diniz Lara
- 11h30 - 12h00
- Roda de Conversa
-
Speakers:
Denis Soares da Silva, Pedro Moreira, Rodrigo Diniz Lara
- 12h00
- Intervalo para almoço.
Tarde
- 14h00 - 15h00
- Painel: Diagnóstico Arquivístico na Administração Federal: Desafios e Soluções
-
Speakers:
Renato Tarciso Barbosa de Sousa
- 15h00 - 15h30
- Painel: A Gestão Documental no Tribunal de Contas de Minas Gerais
-
Speakers:
Júlio César Schroeder Queiróz
- 15h30 - 16h15
- Roda de Conversa sobre as experiências das CPADs no Poder Executivo com representantes da FUNED, FHEMIG e SEMAD.
- 16h15 - 16h30
- Sessão de Perguntas
- 16h30
- Encerramento
Speakers
-
Denis Soares da SilvaCoordenador do Núcleo de Gestão de Documentos | APM
Bacharel em Ciências Sociais e Arquivologia pela UFMG. Possui mais de 15 anos de experiência com arquivos que envolve elaboração e coordenação de projetos nas áreas de descrição, organização e acesso a acervos. Atualmente, coordena o Núcleo de Gestão de Documentos do Arquivo Público Mineiro e é responsável pelo assessoramento técnico aos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual.
-
Fábio Nascimento SousaCoordenador de Gestão Administrativa da Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão | MGI
Possui graduação em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB) e especialização em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui experiência na área de arquivos públicos, tendo sido bolsista de pesquisa do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Atualmente é servidor da Universidade Federal de Goiás (UFG) estando cedido para o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
-
Júlio César Schroeder QueirózCoordenador de Arquivo | TCE-MG
-
Pedro MoreiraCoordenador-Geral de Soluções Negociais em Processo Eletrônico da Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão/MGI
Graduado em Psicologia pelo CEUB-DF (2006) e Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público pela ENAP (2014). Atuei anteriormente nos Ministérios das Comunicações – MCom, onde fui Coordenador de Modernização de 2014 a 2016, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Trabalhei com temas diversos, como Mapeamento de Processos, Acompanhamento de Indicadores de Governança e, principalmente, na gestão do SEI por 7 anos, tendo ministrado cursos, palestras e workshops acerca da experiência de implantação do sistema para mais de 30 órgãos da Administração Pública. Outras competências: Avaliação de Desempenho Individual e Institucional, Gestão de Estruturas Organizacionais, Gestão por Processos e UX.
-
Renato Tarciso Barbosa de SousaProfessor Titular - Universidade de Brasília
Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1990), especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente, é professor titular da Universidade de Brasília, onde atua no Curso de Arquivologia, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e é diretor da Faculdade de Ciência da Informação. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Representação e Organização da Informação e do Conhecimento. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização de Arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, organização e recuperação de arquivos, gestão de documentos, formação profissional e políticas públicas de arquivo.
-
Rodrigo Diniz LaraSubsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão| SEPLAG-MG
Servidor público da carreira de Especialista em Políticas Públicas em Gestão Governamental com mais 15 anos de experiência na área de governo digital. Graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG e Mestrado em Administração pela UFMG. Atualmente exerce o cargo de Subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços do governo mineiro e professor na área de governo digital. Gestor de projetos premiados como o aplicativo MG App, processo eletrônico mineiro e o Minas Comunica II que levou sinal de telefonia celular para mais de 700 distritos atendendo uma população superior a 1 milhão de habitantes. Vencedor do Prêmio Espírito Público (2019) na área de Governo Digital. Integrante do Grupo de Transformação Digital dos Estados e Distrito Federal considerado pela Plataforma Apolitical como o melhor time do mundo no ano de 2019 na área de digitalização de serviços públicos.