Manual de importação de descrições arquivísticas para AtoM

6 de maio de 2024 Blog

Desde sua fundação em 1895, o Arquivo Público Mineiro tem cumprido com suas atribuições enquanto instituição arquivística do Poder Executivo de Minas Gerais.

Antes mesmo de qualquer padronização ou surgimento de normas, ainda no século XIX, os funcionários do APM iniciaram as atividades de catalogação do acervo com o objetivo de possibilitar o acesso e a recuperação de informações por parte de pesquisadores interessados.

Já nos anos 1920, o APM inicia a divulgação dos instrumentos de pesquisa produzidos pela instituição por meio da Revista do Arquivo Público Mineiro. No período, inventários e catálogos foram publicados ao longo do século XX, perpassando as listas de descrição analítica dos códices da Secretaria de Governo da Capitania até volumes temáticos especiais produzidos nos anos 1980 e 1990.

Desde o lançamento do Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro (SIAAPM), nos anos 2000, os inventários dos fundos e coleções passaram a estar disponíveis para acesso online e sua disponibilização permitiu que mais cidadãos pudessem conhecer parte do conteúdo do acervo sob guarda da instituição.

Com o avanço tecnológico, surge a necessidade de combater a obsolescência do atual Sistema Informatizado de Acesso do APM e de modernizar a forma como se realiza a consulta ao nosso acervo, o AtoM foi o software escolhido para ser o novo repositório de descrição arquivística.

Mas como migrar informações coletadas e produzidas das mais distintas formas ao longo dos quase 130 anos de existência do Arquivo Público Mineiro? O Manual de Importação visa, portanto, orientar todo o corpo técnico na atividade de realocar as informações dos inventários dos mais de 90 fundos e coleções conforme as predefinições de cada campo de preenchimento.

Dessa forma, em um universo de milhões de páginas e itens documentais, pode-se otimizar o processo de importação de descrições arquivísticas, permitindo ao usuário final as formas mais claras e objetivas de consulta ao acervo.

O Manual não se pretende universal, pelo contrário, é específico para a realidade do APM. Entretanto, entendemos que sua divulgação e disponibilização pode contribuir para o desenvolvimento de soluções para aqueles que enfrentam desafios semelhantes.

Boa leitura!