Lançamento do livro “O Códice Endiabrado: da Sublevação nas Minas em 1720”

Publicado pela Eduff, o livro “O Códice Endiabrado: Da Sublevação nas Minas em 1720” de Rodrigo Bentes Monteiro será lançado em Belo Horizonte, no Arquivo Público Mineiro.

O manuscrito original do Discurso Histórico está sob a guarda do Arquivo Público Mineiro e foi um dos principais objetos de análise do autor para a construção do livro.

O evento contará com uma roda de conversa com o autor, Rodrigo Bentes Monteiro, Sérgio Alcides, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, e Júnia Furtado, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, seguido por uma sessão de autógrafos.

21 nov 2023
Evento Terminado!

Custo

Avenida João Pinheiro, 372, Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais

apm@secult.mg.gov.br

Instituição arquivística do Poder Executivo de Minas Gerais.

Speakers

Júnia Ferreira Furtado
    Professor Titular - Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996). Em 2022, foi agraciada com a Distinguished Professor Fulbright Chair at Yale University. Realizou estudos de pós-doutoramento na Universidade de Princeton (2000), na Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales/Sorbonne/França (2008) e no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (2014), Foi Pesquisadora Visitante senior na Newberry Library (2007), no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2005, 2010, 2013 e 2015), na Firestone Library- Princeton University (2016) , na Universidade Federal Fluminense, com apoio da FAPERJ (2016) e na Universidade de Yale (2022). Foi professora visitante em Princeton University (2001), e na Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales/França (2017) e Whitney and Betty MacMillan Center Visiting Professor at the History Department, Yale (2022). Recebeu, em 2012, a Cátedra Joaquim Nabuco da Universidade de Stanford, onde foi pesquisadora visitante de abril a junho e a Fernand Braudel Fellowship, do European Institut, em Florença, entre setembro a novembro de 2018. Professora Titular Livre, em História Moderna, pela Universidade Federal de Minas Gerais – aposentada -, onde coordenou convênio internacional com o Departamento de História da Universidade Nova de Lisboa (até 2016) e outro com a Universidade de Paris III/Sorbonne Novelle (até 2012). Atualmente é Professora do corpo permanente do Programa de Pós-graduação de História na UFMG e colaboradora na UNIFESP, onde foi Professora Visitante entre junho de 2019 a junho de 2021, com apoio CAPES, e na UFOP, onde atualmente é Professora Visitante. É pesquisadora Associada do CHAM/ Universidade Nova de Lisboa, da Rede GEOPAM- Red Internacional de estudios sobre la Geopolítica Americana de los siglos XVI-XVII, da Rede Proprietas integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, da Pesquisadora da Cátedra UNESCO-UFMG Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes, e da Rede Brasileira de Estudos em História Moderna (H_Moderna). Tem experiência na área de História Moderna, com ênfase em História do Império Português e do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Minas Gerais, Brasil colônia, História da Cartografia, Iluminismo, História Atlântica, diamantes, escravidão, relações de gênero e relações de poder, com vários livros publicados, com destaque para Chica da Silva e o contratador dos diamantes: o outro lado do mito (Companhia das Letras e Cambridge University Press- Menção Honrosa de Literatura Brasileira, Prêmio Casa de las Americas 2002 ); Oráculos da Geografia Iluminista: dom Luís da Cunha e Jean-Baptiste Bourguignon D’Anville na construção da cartografia do Brasil (Ed.UFMG) e O mapa que inventou o Brasil (Versal), com o qual conquistou o Prêmio Clarival do Prado Valadares, de 2011, conferido pela Construtora Odebrecht e o Prêmio Jabuti, 1o. lugar na Categoria Ciências Humanas (2014), conferido pela Câmara Brasileira do Livro e Quebra-cabeça africano: como um embaixador português, um geógrafo francês, um escritor inglês e um pirata imaginário transformaram a cartografia da África e abriram as portas para o Imperialismo. Belo Horizonte: Miguilim/Odisseia, 2021.

Rodrigo Bentes Monteiro
    Professor Titular - Universidade Federal Fluminense

Professor titular de História Moderna na Universidade Federal Fluminense. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1993), licenciado e bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Áreas de atuação: História Moderna, com ênfase em história intelectual, história política, história do livro, interpretação e materialidade de manuscritos e impressos da Época Moderna. Atualmente é um dos editores da revista Tempo, do Departamento de História da UFF.

Sérgio Alcides
    Professor Associado - Universidade Federal de Minas Gerais

Sérgio Alcides é doutor em História Social pela USP, pós-doutor pela Universidade de Yale e professor de literatura da UFMG. Poeta, crítico literário e historiador, escreveu os seguintes livros: Nada a ver com a lua, O ar das cidades, Estes penhascos. Cláudio Manuel da Costa e a poesia das Minas, Píer e Armadilha para Ana Cristina e outros textos sobre poesia contemporânea. Participou da coletânea Mutações: o futuro não é mais o que era.