Fale Conosco

Digitalização e organização do acervo documental da Polícia Política Mineira – COSEG

23 de agosto de 2023 Notícias

 Projeto é uma parceria entre o APM e a UFMG, com financiamento da FAPEMIG.  

Desde 2018 tem sido desenvolvido no Arquivo Público Mineiro o projeto de digitalização do acervo documental da Coordenação Geral de Segurança (COSEG), órgão de polícia política estadual criado em 1970 com função de coordenar atividades de informação e de repressão política, inclusive atuando em conjunto com o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). 

Proposto e coordenado pelo Prof. Dr. Rodrigo Patto Sá Motta, o projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) é uma parceria entre o Laboratório de História do Tempo Presente, do Departamento de História da UFMG, e o Arquivo Público Mineiro, e tem como objetivo dar continuidade ao projeto realizado no início dos anos 2000, que teve como resultado a organização, digitalização e descrição dos documentos do DOPS. 

A diferença do primeiro projeto para o atual se dá, principalmente, pela quantidade de material a ser organizado. Foram recolhidos ao APM 521 rolos de microfilme – enquanto o acervo do DOPS conta com 98 rolos –, com documentos que datam de 1964 a 2000 e totalizam mais de 1 milhão de fotogramas, ou seja, mais de 1 milhão de “páginas”.

A organização dos documentos pertencentes à COSEG ampliará a compreensão e entendimento sobre as atividades da Polícia Política estadual e daqueles que eram alvo dela, ampliando a relevância acadêmica, política e social do acervo. Além, é claro, de proporcionar fontes inéditas para desenvolvimento de incontáveis pesquisas sobre o período ditatorial brasileiro, em especial, sobre o fim do período. De acordo com o professor Rodrigo Sá Motta, “o acervo da COSEG de certo modo complementa a documentação do DOPS-MG, pois contém grande volume de documentos sobre a década de 1970-80; trata-se de material precioso para a produção de conhecimento histórico, mas também para fortalecimento da cidadania e afirmação dos direitos humanos hoje”.

Tais objetivos pretendem ser alcançados através da elaboração de metodologias de organização e de gestão de documentos digitais (que poderão ser úteis a projetos semelhantes) e através da construção de um banco de dados sólido e eficiente, de forma a ampliar as possibilidades de pesquisa e atendimento à população e profissionais interessados.

O Inventário preliminar do Fundo pode ser acessado clicando aqui e as orientações para consulta no Arquivo Público Mineiro estão disponíveis neste link.

A Coordenação Geral de Segurança

A Coordenação Geral de Segurança (COSEG-MG) foi criada em 1970. Era um órgão subordinado diretamente ao Secretário de Segurança e que, de acordo com o Decreto de criação (Decreto nº. 12.864 de 30 julho de 1970), tinha a finalidade de “planejar e coordenar as atividades globais de segurança que envolvem o emprego conjunto dos órgãos policiais do Estado, ou por êste controlados (sic) ”.

A partir dos documentos já descritos e organizados, é possível perceber que nos muitos anos de atuação, a Coordenação passou por modificações em sua estrutura interna e externa. Entretanto, ainda são necessárias que pesquisas sejam desenvolvidas para que a COSEG seja compreendida em sua totalidade.



 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo